A ciência do churrasco: conheça o processo de defumação da carne 

03/05/2023 - 10:10

defuma

A defumação é uma das mais antigas e deliciosas formas de cozinhar carne, mas é também um dos processos de cozimento mais enigmáticos que existem.  Defumar é o processo de exposição da carne à fumaça para preservar ou adicionar sabor.

Segundo especialistas, a técnica é extremamente antiga, provavelmente desenvolvida logo após o início do cozimento de alimentos no fogo. A carne é pendurada ou armazenada em prateleiras, dentro de câmaras que retêm a fumaça quente o suficiente para cozinhá-la lentamente.

A defumação acrescenta mais sabor à carne de duas maneiras: transmitindo compostos de sabor defumado à superfície da carne e cozinhando lentamente, o que pode tornar certos cortes incrivelmente macios.

Por que defumar a carne?

Nos dias de hoje não precisamos mais defumar a carne para preservação, como era o caso dos nossos ancestrais. A fumaça é usada há milhares de anos para preservar alimentos, mas hoje, a arte de defumar a carne é mais pelo sabor único que o processo imprime à carne.

Quando queimada, a madeira que produz a fumaça se decompõe em compostos com cheiro e gosto de caramelo, baunilha e outras especiarias. A defumação também ajuda a revestir a parte externa da carne com a “casca”, uma crosta escura e espessa que se forma quando a fumaça reage com a umidade na superfície da carne.

Quais são as melhores carnes para defumar?

Defumar é uma arte e o processo é lento. Por isso, é ideal para cortes mais duros de carne com muito marmoreio, como é o caso do Brisket ou peito bovino o marmoreio evita que a carne seque durante o procedimento de defumação.

E mais marmoreio significa mais gordura entremeada, exatamente a suculência que você deseja para o seu churrasco.  A gordura ajuda no sabor, na umidade e absorve bem o sabor da fumaça.

A fumaça não apenas seca a carne, mas também contém certas propriedades antibacterianas que ajudam a preservar a proteína. Hoje, mesmo com o advento da refrigeração moderna, muitos cozinheiros e bons comedores ainda continuam apaixonados pela técnica de defumação.

A carne defumada costuma ter uma camada rosa logo abaixo da superfície – chamada de anel de fumaça – smoke ring – uma das propriedades mais procuradas e esperadas pelos amantes de carne defumada. Este anel de fumaça rosa é o resultado natural do processo de defumação e chega a derreter na boca. Uma verdadeira experiência gastronômica que você não pode deixar de experimentar!


Para saber mais acompanhe nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/vpjalimentos

https://www.instagram.com/vpj_alimentos/

Compartilhar

últimas notícias

Não há mais posts