A picanha brasileira foi eleita o melhor prato do mundo pelo guia TasteAtlas, com 4,75 estrelas em 5, superando pratos da Malásia e Tailândia, destacando sua excepcionalidade internacional, o ranking do TasteAtlas baseia-se em votos legítimos de usuários, reforçando a excelência da picanha e a relevância global da gastronomia brasileira. (Leia mais sobre o assunto).
A estrela do churrasco
Corte macio, marmorizado e com capa de gordura que realça seu sabor, a picanha é um corte bem brasileiro e é incontestavelmente um clássico do churrasco, conquistando seu merecido lugar nas grelhas nacionais.
A Picanha Angus VPJ é um dos cortes mais celebrados por chefs, assadores e amadores. É macia, de sabor autêntico, extremamente marmorizada e com capa de gordura na medida para acentuar seu sabor e sua suculência. O nosso corte é retirado no local preciso, na renomada terceira veia, ou antes até, evitando assim qualquer presença indesejada do coxão duro. Nossos padrões incluem um formato triangular e uma abordagem singular em todo o processo.
Confira as nossas principais dicas para assar a picanha:
Muitas vezes, a primeira dúvida que surge no preparo é sobre como temperar a picanha. Por ser uma carne muito versátil, não existe regra na hora de salgar ou temperar.
O ideal é usar apenas sal e pimenta do reino. Dê preferência pelo sal em flocos ou o sal moído para temperar a picanha e deixá-la ainda mais saborosa, nossa nossa linha de temperos para churrasco Saltgrass é a combinação ideal para o preparo do seu corte. Aliás, lembre-se também de não esfregar o sal na picanha, e sim somente salpicá-lo por todo o corte.
Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima.
A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.
Após alguns minutos, vire a gordura para baixo e aguarde o mesmo período. Depois, pode-se optar por cortar a carne em bifes grossos e terminar de assá-la na churrasqueira.
Além da gordura, atente-se também para o ponto da picanha se deseja garantir a maciez da carne. A recomendação é manter o centro da carne do vermelho ao rosado para servir.
O fatiamento perpendicular da peça em bifes grossos também não é norma, podendo-se optar pelo corte longitudinal, que “democratiza a maciez” da carne tendo esta variar de uma extremidade a outra.
Não é só na churrasqueira que fica deliciosa! Você também pode preparar sua picanha no forno e aproveitar todo o sabor e suculência de uma carne premium.
Uma receita clássica no forno é a picanha feita com sal grosso. Faça cortes na gordura da picanha com uma faca bem afiada, sempre seguindo uma direção e depois na outra, formando quadriculados. Em seguida, cubra uma assadeira com sal grosso para fazer uma “cama” para a picanha. Coloque a picanha com a gordura virada para cima. Salpique um pouco mais de sal sobre a picanha e cubra a assadeira com papel alumínio. Certifique-se de preaquecer o forno e leve a picanha para assar em 220ºC por 45 minutos a 1 hora.
Após esse tempo, retire a picanha e remova o excesso de sal grosso de cima da carne. Retorne a carne ao forno por mais ou menos 30 minutos, até a gordura dourar. Se quiser dar um toque especial a sua picanha, você pode colocar uns pedacinhos de manteiga na hora de terminar de assar.
Depois é só esperar e sua picanha no forno estará pronta para ser servida com os acompanhamentos que preferir.
Comprar picanha online:
Você pode comprar a picanha e outros cortes Angus VPJ para churrasco de forma fácil e prática.
Para você:
Grande São Paulo: Steak Online
Confira nossas lojas físicas da Steak Store
Para seu negócio:
Grande São Paulo: VPJ Online
Demais regiões e estados: fale com nossos vendedores (19) 3565-3700