Conheça o Porterhouse, o corte três em um que vai brilhar no seu churrasco
Muitas vezes ele pode ser confundido com o T-bone, pelo fato de serem aparentemente bem parecidos, mas a diferença dá para perceber quando olha com mais atenção. O Porterhouse possui três tipos de corte numa mesma peça: alcatra, contrafilé e filé mignon. Possui alto grau de marmoreio e, portanto, é extremamente macio, saboroso e suculento.
Geralmente o Porterhouse é uma peça grande, de cerca de 1 kg, e ideal para grelha. Com certeza é um grande destaque nos churrascos, tanto pela aparência quanto pelo sabor autêntico. Na VPJ Alimentos você encontra Porterhouse certificado pelo Programa Carne Angus Certificada e Black Angus, com selo de certificação Angus Gold.
Como surgiu o corte?
Uma das histórias mais aceitas sobre a origem do Porterhouse, conta que em 1892, em uma taverna de Nova York, que era o local favorito dos marinheiros americanos, um cliente antigo pediu um Steak, mas já tinha acabado.
Então, Martin Morrison, dono da taverna, disse que cortaria e grelharia um corte do contrafilé que estava preparando para o dia seguinte. O corte tinha parte contrafilé e parte filé mignon. Esse corte fez tanto sucesso que, a partir desse dia, Morrison começou a pedir somente esse mesmo corte ao seu açougueiro.
T-bone, Porterhouse e Bisteca Fiorentina, quais as diferenças?
Apesar de saírem do mesmo grupo muscular do animal e serem extraídos do quarto traseiro, esses cortes nobres possuem características que os diferem em sabor e maciez.
O T-bone possui esse nome por possuir um osso em forma de T que separa os dois tipos de cortes que nele existem: o contrafilé e o filé mignon. O Porterhouse, por sua vez também possui o filé mignon e o contrafilé, além de uma pequena quantidade de alcatra.
Segundo a Associação de frigoríficos norte americana, o T-bone deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga, já o Porterhouse, deve ter 32 milímetros, sendo de maior gramatura, com uma maior porção de filé mignon.
Já a famosa Bisteca Fiorentina, corte típico e tradicional da região de Toscana na Itália, fica localizada na parte mais posterior, exatamente onde esse grupo muscular se une a outro grupo muscular conhecido como alcatra. Por este motivo só é possível extrair uma Bisteca Fiorentina de cada lado do boi, ou seja, duas bistecas por animal com três sabores e texturas diferentes num único corte.
Em ordem de retirada, da parte anterior para a posterior do animal, temos o T-bone, o Porterhouse e a Bisteca Fiorentina. São três cortes distintos, com sabores e texturas próximos, vale a pena experimentar todos e escolher o seu preferido.
Para mais informações sobre a VPJ Alimentos:
Breeders Propaganda e Marketing
Mauren Ribeiro
E-mail: [email protected]
Telefone: (19) 3867-7001
Com informações do blog Carne Angus Certificada e Sociedade da Carne