Um dos fatores responsáveis pelo sabor autêntico da carne Angus Certificada é o marmoreio, a gordura intramuscular visível (e saudável) que se acumula no interior do músculo e entre as fibras musculares.
O marmoreio é uma especificação importante na agregação de valor da carcaça na maioria dos mercados de carnes nobres.
Melhoramento genético e nutrição são os principais responsáveis pelo nível de marmoreio nos animais. E a raça Aberdeen- Angus é a mais utilizada pela indústria por possuir características genéticas importantes quanto a deposição de gordura. Ela é capaz de produzir carne com alto grau de gordura entremeada.
O marmoreio aumenta a qualidade alimentar da carne, principalmente características de palatabilidade como, maciez, sabor e suculência.
Tudo porque, durante o preparo no fogo, à medida que aquece, a gordura entremeada derrete e contribui para a textura macia da carne, com as gorduras regando lentamente a carne por dentro. Este processo ajuda a cozinhar uniformemente, sem calor excessivo e melhora a retenção de água, realçando a textura suculenta da carne.
Pesquisas já mostraram que os compostos únicos de sabor e aroma da proteína bovina são mantidos na gordura. E um estudo da Universidade do Estado do Colorado, nos EUA, comprovou que existe uma grande relação entre o nível de marmoreio e as propriedades sensoriais da carne.
Os pesquisadores descobriram que a maciez e um leve sabor “amanteigado”, são características importantes relacionadas aos aspectos sensoriais da carne apreciada pelo consumidor.
Mas marmoreio não acontece da noite para o dia. É preciso investir muito em melhoramento genético, nutrição balanceada e manejo humanitário.
O marmoreio contribui para a textura e o sabor incomparável da carne Angus Certificada, criando uma experiência gastronômica inesquecível!
Para saber mais acompanhe nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/vpjalimentos